Aproveitando esta fase da minha vida ( onde estou me recuperando de chicungunya) para abordar um assunto pouco pensado pelos clientes e porque não pelos profissionais de fotografia. Se você ficar doente e o cliente te perguntar:
" -Se você ficar doente, quem vai te substituir!?"
É uma pergunta fácil de responder! " -Sim, tenho um substituto para este tipo de situação, que tem o mesmo estilo de trabalho que o meu e faz parte da minha equipe."

Se você ainda não pensou nisso...pense! ninguém está livre de ficar doente ou precisar resolver um problema particular ou qualquer coisa que te impeça de estar presente no seu evento.
Estou vivendo uma situação dessa mas a diferença é que não trabalho sozinho! Fernanda (minha esposa) também é fotógrafa e neste caso pode assumir os eventos enquanto posso me recuperar.
Nem todo mundo tem essa preocupação e acha que nunca vai acontecer nada, ou que não fica doente nunca. Costumo dizer que para qualquer trabalho seu de fotografia, é preciso estar preparado para o pior! tenha sempre um equipamento reserva e acessórios reserva (bateria extra, câmera extra, flash extra, cartão de memória extra, lente extra) e tenha sempre um fotógrafo de backup, assim você vai tranquilizar o seu cliente e ele terá mais segurança na hora de te contratar!
Gostou!? compartilha aí!!!